14/02/2017

Fazer promoção no Instagram/ Facebook compensa?



Oi gnt, tudo bem?
Se você está pensando em fazer algum tipo de sorteio nas redes sociais, deve pensar muito se isso vale a pena. Afinal de contas se gasta dinheiro para comprar o prêmio e o envio, fora o tempo que você tem que separar para divulgar, sortear e até mesmo colocar o prêmio no correio para a vencedora.
A minha analise nesse post vai ser dos meus ganhos com as promoções que fiz no Instagram e no Facebook enquanto blogueira.

Recebi muitos produtos ano passado(wee), alguns que não eram pro meu tipo de cabelo e outros que eu não poderia utilizar nessa nova fase gravidinha da minha vida. Então eu fiz o obvio, muitas coleguinhas me deram a dica de sortear pra chamar mais publico pras minhas redes sociais.
Confesso pra vocês que sempre fui muito cética quanto a isso. E continuo, só que nesse post também analisei outros ângulos da situação

O que eu sortiei e como sortiei

No Facebook eu sortiei um kit com 3 produtos full size que recebi da Embelleze para cabelos cacheados. Realizei o sorteio pelo Sorteie.me, app que você instala no Facebook mesmo e já sorteia por lá. O único problema do app, é que gratuito ele é bem limitado, quando bate 300 participantes ele encerra as participações :( E as regras eram bem simples: curtir a page, marcar duas amigas e compartilhar a imagem.
Essa promoção foi um sucesso e como era numero limitado de participantes, antes mesmo de fazer um mês já tinha acabado os cupons.

Me rendeu bastante curtidas nas página, porem pouca interações e curtidas nos posts. Quando passou o sorteio, perdi BASTANTE curtidas na page.

E não foi um sorteio impensado. Fiz toda uma estratégia para esse público, mas mesmo assim foi em vão pois as pessoas só pensam em lucrar e não param nem ao menos para dar atenção a página que estão curtindo e nem ao conteúdo. Fiz posts pensados em pessoas que gostam de ler sobre cabelos (ponto forte do meu blog) mas mesmo assim grande parte ignorou. Paciência.

O que eu mudaria? Devido a quantidade de produtos (todos full size e lançamentos) teria deixado a promoção rolar por mais tempo, para chamar mais publico e quem sabe dar tempo das pessoas se acostumarem com os meus posts. Menos de um mês realmente foi pouco tempo, poucas postagens e poucos participante.

No Instagram sortiei um shampoo Gran cru, daqueles que alisam, que recebi no evento Rio beleza da marca Plancton. Parecia ser um ótimo produto, só que como estou gravida não poderia usar durante alguns anos :( por isso sortiei no instagram, afim de convidar mais pessoas a conhecer meu instablog.
Para participar era só me seguir, marcar duas amigas e curtir a imagem.
Por incrível que pareça a promoção só começou a bombar mesmo no fim. Muita gente participando muitas vezes, mas proximo a data do sorteio. Mesmo com divulgação ficou parada durante um tempo. A plataforma que eu escolhi para sortear foi a sorteou, bem melhor que a escolhida para o Facebook. Essa não tem limite de participantes, é gratis e não precisa que o participante confirme nada, basta só um comentário na imagem vinculada para participar.

Essa promoção também me rendeu muitos seguidores e ate mesmo o meu primeiro 1K :D Porém algumas pessoas também deixaram de me seguir após o sorteio. Não TANTAS pessoas quanto no Facebook, mas uma parte me deu unfollow. Até entendo pois no instagram eu me considero iniciante, entendo bem pouco de marketing e postagens por lá. Mas as interações foram boas durante um tempo, principalmente no Instastories e eu entendo que as pessoas no Instagram são sedentas por conteúdo, como sou bem básica nessa rede social acabo não postando muito.

Por isso, dentre as duas formas e redes sociais que foram feitas as promoções eu achei muito mais proveitosa a do Instagram. Com relação ao publico, interação, forma de sorteio e etc. Com certeza voltarei a fazer mais :D Produtos eu tenho!
Mas é como eu expliquei no post, você miga blogueira precisa traçar uma estratégia antes de fazer promoções porque senão vai gastar dinheiro atoa ou vai ter um retorno bem pequeno.

Espero que tenham gostado do post! E que eu ajude também as pessoas que tem duvida sobre esses sorteios nas redes sociais.

OBS: Existe toda uma regra para sorteios nas redes sociais, tudo regulamentado pelo governo. Eu estou ciente disso, mas entendo que estou ajudando as amigas que assim como eu são pequenas e pouco ou não visadas por órgãos fiscalizadores. A Boca rosa jamais faria isso!

2 comentários:

  1. Amei o post! Não sabia que existia um regulamento para sorteios.. Poderia fazer um post sobre isso depois? To pensando e fazer um, mas não quero errar a mão.
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Sim, existe. Por isso você não vê as maiores fazendo sorteio atoa, e quando tem algum sorteio na page delas é de outra empresa e elas só estão divulgando.
      Beijos

      Excluir